Menor barbearia do mundo fica na CIC, em Curitiba

Seu João Domingos Medeiros é provavelmente o proprietário da menor barbearia do mundo. O estabelecimento é caprichosamente construído na calçada, exatamente em frente à casa do Seu João, na Rua Adari Fernando Visinoni, no Jardim Gabineto, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Feito com tábuas de madeira, o pequeno salão tem capacidade para apenas um cliente. “Aqui o atendimento é sempre personalizado”, brinca o barbeiro.

Nascido em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, Seu João rodou pelas cidades do Paraná até chegar a Curitiba, há 15 anos. Desde então, sempre trabalhou como barbeiro em diversos salões da CIC, mas há três anos resolveu abrir seu próprio salão. “Estava cansado de trabalhar pros outros e resolvi ter o meu negócio”, conta.

O local, que não tem um nome oficial e é chamado pela vizinhança de Salão do Seu João, não tem decoração temática e preza pela simplicidade: conta apenas com uma cadeira, um espelho e uma prateleira com os equipamentos necessários para se fazer barba e cabelo, que custam o módico preço de R$ 6 cada. “No início do mês, quando o pessoal está com salário na mão, o movimento é maior. Já depois cai um pouco. A média é de uns cinco clientes por dia”, diz Seu João.