Mendigo argentino vive em manilha às margens da 376

Uma triste realidade choca quem passa pela BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis (SC). Logo após um viaduto, na entrada do Contorno Leste, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, Gabriel Luiz Alvares de Azevedo, de 66 anos de idade, mora dentro de uma manilha.

Em condições bastante precárias, Gabriel vive no local há dez anos. Ele conta que a manilha está localizada em um terreno que era seu, mas que lhe foi desapropriado para a construção do contorno. “Meus documentos e a escritura do terreno foram extraviados e eu não consegui provar que a propriedade era minha”, afirma. “Perdi minha casa e tudo o que eu tinha. Há muito tempo não consigo emprego e só me resta viver dentro da manilha”.

Pela falta de documentos, O Estado não conseguiu comprovar se Gabriel tinha mesmo a posse do terreno ao longo da BR-376. Atualmente, ele utiliza a manilha para se proteger do frio e do vento. “Quando chove, cubro a manilha com uma lona”, diz.

Gabriel passa dias sem tomar banho e, sem banheiro, faz suas necessidades no mato. Para comer, ele depende de doações de pessoas que passam pela rodovia e se comovem com sua situação. Muitas vezes, ele ganha pacotes de bolacha, leite, pão e água. Conta, porém, que há anos não come um prato de arroz com feijão e, alguns dias, fica sem ter absolutamente nada com que se alimentar.

Gabriel revela que nasceu na Argentina e veio para o Brasil na companhia dos pais, aos oito anos de idade. No País, ele se estabeleceu no Rio Grande do Sul, posteriormente mudando-se para Joinville, em Santa Catarina, e para a propriedade ao longo da BR em São José dos Pinhais. “Meus pais já faleceram. Não tenho filhos nem irmãos. Por isso, não tenho nenhum parente próximo”, conta.

Voltar ao topo