Melhora qualidade da água no Litoral do Estado

A oitava edição do boletim de balneabilidade, divulgado na tarde de ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou uma melhora na qualidade das águas do litoral do Estado.

Agora, oito pontos distribuídos entre a orla marítima e os rios do litoral são próprios para banho. Trechos dos balneários de Praia Grande (Paranaguá), Praia de Leste (Pontal do Paraná), Riviera (Matinhos) e Caieiras (Guaratuba) foram aprovados pelo IAP.

Se comparado com o último boletim, divulgado no dia 26 de janeiro passado, apenas o balneário de Caieiras havia sido considerado próprio para banho. De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o resultado já era esperado.

“Após uma semana de ausência de chuvas intensas e sem novas frentes frias, o número de pontos próprios aumentou e, se continuarmos com boas temperaturas, tende a melhorar ainda mais. A data em que as coletas foram realizadas (segunda-feira) também contribuíram”, avalia.

Na oitava edição do boletim de balneabilidade, Morretes, no litoral do Estado, se destacou pela qualidade da água de seus rios. Os quatro pontos analisados na cidade foram aprovados pelo IAP. São eles: Marumbi, Nunes, Porto de Cima e o Rio do Centro de Morretes. Já em Antonina, a Ponta da Pita continuou como imprópria para banho.

De acordo com o IAP, para um local ser considerado impróprio é preciso que a quantidade de bactérias Escherichia coli (E.coli) seja superior a duas mil, ou seja, se duas ou mais amostras do mesmo local apresentarem mais de 800 E.coli por 100 mililitros de água.