Melhora balneabilidade no litoral paranaense

As praias do Paraná têm oito novos pontos próprios para banho, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). O boletim é divulgado semanalmente. Somando os oito pontos novos com os outros 15 divulgados na semana passada, agora são 23 os locais que não apresentam risco para banho nas praias. Mas ainda há 15 pontos impróprios, que apresentam quantidades de coliformes fecais e resíduos de esgoto inadequadas. Outros 15 já são considerados críticos e impróprios permanentemente.

Na semana passada a situação da balneabilidade era inversa. De acordo com a Sema, havia 23 pontos impróprios para banho e outros 15 próprios. Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a melhora nos resultados das análises se deve à falta de chuvas nos dias que antecederam a coleta da água. ?A chuva carrega para o mar o material de ligações irregulares e valetas e leva junto as bactérias que indicam a presença de coliformes fecais?, comentou.

A melhora mais acentuada ocorreu no município de Matinhos, com seis novos locais próprios para banho, entre eles, a Praia Central, que pela primeira vez nesta temporada recebeu a classificação positiva. Em Caiobá, todos os pontos apresentaram melhora. Os municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná apresentaram melhora em um ponto cada.

Os locais que se tornaram próprios em Matinhos são: Praia Central (100 metros à esquerda do Morro), Praia Brava, Balneário de Ipacaray (Rua Ponta Grossa), Praia Brava de Caiobá e Praia Mansa de Caiobá (Rua Cerro Azul). Em Guaratuba, Balneário de Eliane e em Pontal do Paraná, Praia de Leste.

Voltar ao topo