Melhora a balneabilidade das praias paranaenses

Subiu de 8 para 16 os pontos próprios para banho no litoral do Paraná, segundo o boletim de balneabilidade extraordinário do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgado ontem. Apesar de a situação das praias ter melhorado, ainda há 27 pontos que estão impróprios.

No boletim anterior, divulgado na quinta-feira passada, em apenas oito pontos do litoral era recomendado o banho. Diante de um quadro tão alarmante, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, determinou que o teste fosse refeito, pois as chuvas que caíram antes da data da coleta de água poderiam ter influenciado no resultado. ?O objetivo dessa análise extraordinária foi comprovar se a má qualidade da água persistiria com a coleta de água sendo feita em um dia livre de chuvas. Assim, pudemos constatar que os resultados da última quinta-feira realmente foram atípicos e influenciados pelos alagamentos e transbordos das fossas sépticas decorrentes das chuvas?, constatou o secretário. Esse resultado substituirá o da semana anterior para a classificação das próximas semanas.

De acordo com o boletim extraordinário, a melhora mais significativa foi em Matinhos. Na semana passada, apenas um dos 15 pontos estavam próprios para banho. Esta semana chegou a nove os locais em que a população pode se banhar. Segundo o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, outros nove pontos – além dos já mencionados – estão próprios para banhos, mas serão sinalizados como impróprios, seguindo determinação da legislação devido ao histórico anterior, que deve ser considerado para avaliar se o ponto é próprio ou impróprio.

Desde que os boletins começaram a ser divulgados, em 12 de dezembro, em nenhuma das sete edições, cinco locais estiveram em condições de banho. São eles: Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, 250 metros à direita do trapiche. Em Pontal do Paraná, no Balneário de Ipanema, o ponto próximo a Rua São Luiz. E os outros três são em Guaratuba: 300 metros à direita do Rio Prainha na praia Central, 100 metros à esquerda na Rua Ponta Grosa, também na praia Central, e na rua Guairacá, na Barra do Saí.

Outros seis pontos não apresentaram qualquer problema até agora. São eles: as duas praias do Farol, na Ilha do Mel. Em Pontal do Paraná, no balneário de Pontal do Sul, ponto próximo a Rua Principal e, na Praia de Leste, à esquerda da Avenida Copacabana. Em Matinhos, no Balneário de Gaivotas, à direita da Rua Padre Osvaldo Gomes. Em Guaratuba, no Balneário Brejatuba, na Rua Jacarezinho.

De acordo com Rasca, o órgão vem reforçando o trabalho de orientação aos veranistas que insistem em se banhar em águas poluídas. O próximo boletim sairá na quinta-feira.

Voltar ao topo