Dia Mundial da Visão

Médicos incentivam doação de córneas

Em todo País, cerca de 26 mil pessoas (1.578 no Paraná) aguardam na fila por um transplante de córnea para poder voltar a enxergar. Em 2007, 11.417 pacientes foram beneficiados e tiveram a visão recuperada (924 no estado).

Este ano, 6.207 homens e mulheres já passaram pela cirurgia (em território paranaense, até agosto, 654). Esses números, embora significativos, ainda são considerados pequenos.

“A quantidade de doadores ainda não é suficiente. Isso acontece principalmente devido à desinformação e ao preconceito. Acredito que, se conseguirmos acabar com esses problemas, podemos zerar a fila de pessoas que aguardam por um transplante. Qualquer cidadão pode ser doador de córnea, independente de sexo ou idade”, comenta a médica oftalmologista do banco de tecidos oculares do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Cláudia Mariushi.

Ontem, Dia Mundial da Visão, atividades ligadas à conscientização da população sobre a doação de córnea foram realizadas em todo País. Em Curitiba, foram promovidas ações na Boca Maldita e em diversos hospitais. Segundo a médica, para que as doações aconteçam, é importante que as pessoas manifestem em vida a vontade de se tornarem doadoras.

Esse desejo deve ser informado aos familiares, únicos que podem autorizar a retirada da córnea em caso de morte. “A córnea, ao contrário de outros órgãos, pode ser retirada até oito horas após o falecimento, pois é um tecido vascular. Além disso, não é necessário haver compatibilidade entre o doador e o paciente.”

Podem ser doadoras inclusive pessoas que tenham problemas de visão. Só são descartadas as córneas de pacientes que tenham tido hepatite B ou C, HIV ou tenham morrido de infecção generalizada, problemas que podem ser transmitidos aos receptores.

No Paraná, para realizar doação, é preciso entrar em contato com a Central de Transplantes através do telefone (41) 3233-0014. Para mais informações sobre o procedimento: www.cbo.com.br.