Médicos do HC vão cruzar os braços outra vez dia 12

Depois da paralisação de quatro dias na semana passada, os médicos do Hospital de Clínicas vão cruzar os braços novamente na terça-feira (12). A categoria fará assembleia e sairá em passeata até a Praça Santos Andrade, onde está previsto ato público em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A mobilização foi aprovada em assembleia dos médicos servidores públicos federais do Paraná, na manhã de quarta-feira. Também ficou acertado que os profissionais farão um dia de paralisação por semana enquanto as distorções da Medida Provisória 568 não forem corrigidas. As decisões seguem orientação da Federação Nacional dos Médicos, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Salário

A MP reduz em 50% a remuneração dos médicos e médicos veterinários vinculados à União, já que eleva a carga horária de 20 para 40 horas semanais, sem contrapartida salarial. O objetivo da manifestação nacional é sensibilizar a população, o Congresso Nacional e o governo federal sobre os prejuízos causados pela medida na carreira dos profissionais da saúde e no atendimento prestado pela rede pública. O relatório da MP será votado na terça-feira, às 15h. “A questão da carga horária e da tabela dos médicos será corrigida no novo texto”, afirmou o presidente da Comissão Mista que analisa a matéria, deputado Cláudio Puty (PT-PA).

Tratamento

Maior hospital público do Estado, o HC é também o principal centro de pesquisas e de tratamento de alta complexidade, recebendo pacientes de todo o Estado.