Paralisação

Médicos do Evengélico cruzam os braços

Médicos do Hospital Evangélico cruzaram os braços novamente na manhã desta quinta-feira (19). Segundo os manifestantes, serão 48 horas de paralisação com o objetivo chamar a atenção da sociedade para o problema do hospital, que está em dívida com seu corpo clínico desde dezembro do ano passado. São cerca de 300 médicos que estão sem receber os honorários correspondentes a internações e ambulatórios.

‘É uma dívida estimada em R$ 5 milhões‘, comenta o chefe do serviço de queimados e diretor clínico do Evangélico, José Luiz Takaki, que também parou. ‘O hospital está doente. Eles não pagaram ainda porque não têm dinheiro. Nós não queremos que ele morra porque também dependemos dele‘, lamenta.

De acordo com Takaki, os médicos receberam no mês passado apenas o correspondente às internações de janeiro e aos ambulatórios de novembro de 2011. ‘Infelizmente nós temos que parar porque estamos vivendo só de promessas. Se a gente não faz isso, continua tudo na mesmice‘, reclama.

O hospital informou em nota à imprensa, que o movimento é de caráter autônomo e admitiu que a instituição passa por dificuldades em vista dos recursos do SUS serem insuficientes e defasados, o que compromete o repasse financeiro regular aos médicos. Ainda na nota, a direção ressalta que esforços para mudar a situação estão sendo feitos desde março, quando um novo modelo de gestão passou a ser implantado.

Cerca de 100 cirurgias eletivas e 600 consultas ambulatoriais, que estavam agendadas para quinta e sexta-feira, foram canceladas. De acordo com a assessoria do hospital, os serviços de urgência, emergência e o atendimento aos pacientes internados funcionam normalmente. Os pacientes também já estão sendo avisados e orientados sobre os reagendamentos. As especialidades que pararam são: ortopedia, cirurgia plástica-queimados, otorrinolaringologia, neurocirurgia e urologia.