Faltando pouco mais de uma semana para as provas da 1.ª fase do vestibular 2010-2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a instituição divulgou ontem, a relação de candidatos por vaga dos 95 cursos disponibilizados para esta edição.

O curso mais concorrido foi Medicina com 41,54 candidatos por vaga. Ao todo, a instituição recebeu 43.839 inscrições de candidatos que vão dar início no próximo dia 14 de novembro a disputa por uma das 5.067 vagas ofertadas pela UFPR.

Vale destacar que a UFPR deixou 524 vagas (10% do total) para serem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, 10% da composição final da nota de cada candidato se dará por meio do resultado obtido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o próximo fim de semana (dias 6 e 7).

“O Enem fará toda a diferença na classificação do candidato à UFPR”, aponta o reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho. “Mas também é possível visualizar no processo do Sisu uma segunda chance de tentar uma vaga na universidade, muito embora, tudo indica que a concorrência será ainda mais acirrada, pois alguns cursos nossos são referências de excelência em todo o País”, complementa.

Para o reitor a expansão que a UFPR vem realizando, nos últimos anos, na oferta de novos cursos e vagas é pautada pela qualidade na formação proposta pela instituição a seus alunos.

É a isso que ele atribui o fato da procura por Medicina ter superado em mais de 500 candidatos na comparação com a edição anterior. Com isso, o total de concorrentes (número descontado dos “treineiros”) ficou 6.564 candidatos a uma vaga em Medicina.

“Mesmo se acrescentarmos os 10% que destinamos ao Sisu, ainda é muito representativo esse incremento nas inscrições. Sinaliza que a comunidade reconhece em nossos cursos não só a gratuidade, mas principalmente, a excelência do ensino promovido por nossa instituição”, afirma Akel Sobrinho.