O horário de verão vai começar no próximo domingo e o paranaense já pode começar a adaptação para não sentir tanto os efeitos físicos da mudança. Os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. E, no primeiro dia com o novo horário em vigor, é normal encontrar muita gente com sono. “Tudo vai depender da sensibilidade de cada indivíduo. Alguns não sentem nada; outros têm irritabilidade, sonolência, insônia, dor de cabeça”, comenta a médica neurologista Ana Crippa, neurofisiologista pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica e com título da Academia Brasileira do Sono.

continua após a publicidade

A saída pode ser a adaptação antes da entrada do horário de verão. A médica aconselha tentar acordar 30 minutos antes do horário normal na semana anterior. A antecipação pode ir aumentando até alcançar uma hora antes do momento de acordar, coincidindo com a chegada do horário de verão. Se a vontade é de dormir durante o dia para tentar recuperar as energias, Ana Crippa orienta apenas cochilos curtos.

Economia

O horário de verão tem como objetivo aliviar a demanda sobre as redes de transmissão de energia, principalmente entre 18h e 21h. Nelson Cuquel, gerente de operação em tempo real da Copel, lembra que desde este mês existe aumento no consumo de energia, por causa dos aparelhos de ar condicionado e ventiladores, além da demanda da indústria, que se prepara para o Natal. O fim de ano também resulta em crescimento no consumo de luz.

“Nestes casos, é necessário gerar mais energia para fornecer a mesma quantidade. É como viajar com o carro carregado. Você chega no mesmo destino, mas consome mais gasolina. Se não estivesse tão carregado, você gastaria menos combustível”, compara.

continua após a publicidade

A economia com esta medida pode chegar a 5%, que nem sempre é sentida diretamente pelo consumidor. Mas, como tem mais exposição solar durante o horário de verão, as pessoas tendem a ficar com a lâmpada acesa por menos tempo. E isso pode refletir na fatura. De acordo com Cuquel, o horário de verão fornece vantagens ao meio ambiente e melhora o uso dos recursos.