MEC prorroga inscrições no Sisu

Os candidatos que pretendem estudar em instituições públicas de ensino superior que oferecem vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), terão até às 23h59 de quinta-feira (20), e não mais até hoje, para efetuar sua inscrição.

A mudança no prazo foi informada ontem, pelo Ministério da Educação (MEC). Através do Sisu, o estudante pode concorrer a uma das 83.125 vagas disponíveis em 83 instituições.Apenas a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está oferecendo 524 vagas pelo Sisu. Durante o domingo, foram feitas 357 mil inscrições em todo o Brasil.

Segundo o MEC, a dificuldade enfrentada pelos alunos da região serrana do Rio de Janeiro, devido às chuvas, e uma decisão judicial que mudou o processo seletivo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), impedindo que parte das vagas fosse reservada a alunos daquele estado, contribuíram para a mudança.

No Paraná, os estudantes estão reclamando da dificuldade de acesso à página de inscrição (sisu.mec.gov.br). Marli Ribeiro, de 26 anos, está preocupada. “Desde domingo estou tentando fazer minha inscrição. Pensei em fazer logo para não deixar acumular para o final do prazo, mas não consigo”, relata.

A estudante teme perder a oportunidade de entrar na universidade. “Fico com receio, porque o Sisu é minha única forma de entrar”, ressalta a estudante, que pretende estudar Pedagogia na UFPR.

A estudante Cássia Regina Gazzola, que tenta uma vaga para Medicina, conta que, na tarde de ontem, estava difícil acessar o próprio site do MEC. “Não dá para ver a nota de corte. Isso me preocupa, pois se a nota não der para Medicina, dará para outro curso”, conta a jovem, que tentará ainda uma vaga para Química ou Enfermagem.

O estudante Lucas Straub afirma que vai tentar se inscrever às 6h. “Minha expectativa é que tenha pouca gente acessando nesse horário. Mas como ficam aqueles que precisam utilizar a internet em locais públicos?”, indaga o candidato a Design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que já havia registrado 17.147 inscrições ontem.

A grande quantidade de acessos fez com que o MEC retirasse o site do Sisu do ar, das 19h30 às 20h de ontem, para verificação dos problemas de lentidão. Uma restrição no tempo de navegação também foi imposta. Agora, todo o procedimento deve ser feito em 20 minutos.

ProUni

As mudanças no Sisu alteraram também as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que começam na sexta-feira (21) e não mais amanhã, como havia sido confirmado anteriormente pelo MEC. As inscrições devem ser feitas até o dia 25.

Voltar ao topo