O Ministério da Educação (MEC) vai descredenciar 36 cursos de mestrado e doutorado em todo o País. Durante o anúncio feito no início da semana, a falta de qualidade foi o ponto crucial destacado pelo órgão nacional. No Paraná, o mestrado acadêmico em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi o único a ser desvinculado do MEC.
Diante dos problemas encontrados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela avaliação dos cursos a cada três anos, nenhuma instituição tradicional foi poupada. Os cursos descredenciados são aqueles que tiveram notas 1 e 2 na avaliação feita entre 2001 e 2003. A Capes analisa a produção científica dos professores e a quantidade de mestres e doutores formados no período de três anos, entre outros pontos.
De acordo com o pró-reitor de pós-graduação da instituição, Nivaldo Rizzi, o descredenciamento ocorreu porque o programa da UFPR sofreu um impacto significativo com a aposentadoria da maioria dos professores dessa área de pesquisa. "Isso acabou implicando na descaracterização de todo o programa. E a Capes considerou tudo isso na revisão do conceito do curso", informou.
No entanto, segundo Rizzi, a UFPR vem trabalhando para resolver o problema, realizando, inclusive, a inserção de novos professores (12 já estão confirmados), para manter o programa em funcionamento. Com isso, a partir do próximo ano, o mestrado acadêmico em Psicologia deverá ser reapresentado na Capes como novo programa e assim poderá ser novamente credenciado pelo MEC.
De acordo com Rizzi, os 110 candidatos já inscritos para o curso e aqueles que já participam da pós-graduação em Psicologia há um ano, não precisam ficar preocupados. Ele explicou que a UFPR tem autonomia para manter o programa, até que a Capes aprecie sua nova condição. "Tudo deverá estar normatizado até janeiro. A coordenação de pós-graduação está trabalhando para isso", completou o pró-reitor.
Sobre a avaliação geral dos programas de pós-graduação pela Capes, a UFPR destacou que treze de seus programas conseguiram um bom desempenho, melhorando seus conceitos (75% dos programas têm conceito igual ou superior a 4).


