Matinhos não registrou hepatite ou leptospirose

O trabalho de prevenção e vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos surtiu efeito e não foi registrado nenhum caso de hepatite ou leptospirose até agora na cidade. No início deste mês, cerca de três mil casas foram alagadas devido à chuva que durou 13 horas seguidas. Porém os veranistas e moradores estão procurando postos de saúde para tratar de alergias e diarréia.

O posto de saúde do balneário de Riviera atendeu dezesseis casos de diarréia nos últimos 15 dias. Para a coordenadora da unidade, Jurema Miranda Machado, o que pode ter provocado o problema seria o aumento de cloro adicionado à água pela Sanepar. “As pessoas acabam bebendo a água da torneira ou lavando os alimentos”, explica.

No posto de saúde do Sertãozinho, uma das áreas mais atingidas pela enchente, também foram atendidos muitos casos de diarréia e vômito. Mas o número de consultas diárias não ultrapassou a média, que é de 32 atendimentos. A enfermeira responsável, Kelmy Sampaio, diz que o problema não foi maior devido ao trabalho preventivo que foi realizado. Agentes de saúde percorreram as casas dando orientações à população. “Das pessoas que conversamos, ninguém procurou o posto, sinal que deu resultados”, afirma Kelmy. Também foi distribuído hipoclorito para purificar a água.

Mas além da diarréia e alergias, têm sido comuns o registro de casos de queimaduras, insolação e inflamação de ouvido. Jurema afirma que as pessoas estão se descuidando um pouco e se expondo demais ao sol. “O sol está mais nocivo que anos anteriores”, diz. Ela explica que tem gente que usa um fator abaixo do recomendado para o seu tipo de pele ou ainda acabam não espalhando o produto direito. Por isto ela não recomenda o uso de filtro transparente para crianças para que a mãe tenha a certeza que todo o corpo está protegido. Além disso, no horário de verão é recomendável se expor ao sol até às 11h e depois das 17h. Óculos escuros, bonés e guarda-sol são equipamentos indispensáveis. Os postos também estão distribuídos folhetos explicativos sobre o uso de preservativos e a dengue.

Voltar ao topo