Material reciclável vira roupas e bolsas

Mulheres de famílias carentes de Almirante Tamandaré estão transformando o que normalmente vai para o lixo em roupas, tapetes e acessórios como bolsas. Elas participam do projeto Linha da Vida e com o dinheiro da venda dos produtos conseguem melhorar a renda famíliar.

As peças produzidas chamam atenção pelo bom gosto e acabamento. Uma das mais interessantes são as bolsas feitas de baner, material que em pouco tempo perde a utilidade e é jogado fora. A coordenadora do projeto, Liz Sandoval, que também é arquiteta, levou um modelo para casa para estudar o material. Elaborou o desenho e deu dicas para mulheres sobre acabamento e combinação de cores. Além das bolsas, com restos de lã e tecidos elas confeccionam roupas para crianças, almofadas, tapetes e outros produtos.

Essas mulheres aprenderam que qualquer retalho tem valor. Alair Custódio, 49 anos, não tinha idéia que dava para fazer tanta coisa com o que normalmente vai para o lixo. Agora tudo o que vê, já pensa em transformar em objeto útil. “Com a minha idade não consigo arranjar emprego. Agora posso ajudar no orçamento doméstico”, afirma.

O projeto começou no final do ano passado com cinco mulheres e hoje conta com 15. Na época o Instituto Arco Artístico desenvolvia atividades com as crianças carentes em Almirante Tamandaré. Daí, surgiu a idéia de aprimorar a técnica que as mães já tinham para a produção de novos produtos, com mais qualidade. Foi criado então o projeto Linha da Vida que está ligado a associação de moradores. Várias empresas ajudam o projeto através de doações de materiais. Agora eles estão à procura de pontos de venda para os produtos. Quem quiser entrar em contato pode ligar para os telefones (41) 253-2617 e 233-6050.

Voltar ao topo