Material reciclável vira brinquedos em creche

O Dia da Criança será comemorado durante todo este mês no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santo Antônio. A principal atividade das crianças está sendo aprender a brincar por meio da Oficina de Brinquedos, uma proposta educativa que as ensina a transformar materiais recicláveis em coloridos e divertidos objetos de lazer.

A atividade começou no dia 1.º e, até o final deste mês, vai envolver todas as 100 crianças da creche incluindo os bebês do berçário, que estão sendo estimulados a participar. Nas mãos das crianças, garrafas plásticas, papelão, fitas, embalagens plásticas, retalhos de tecidos e de borracha EVA se transformam em coloridos e atrativos brinquedos.

A oficina é uma das atividades de um projeto maior chamado Sítio do Pica-Pau-Amarelo, que desde o início do ano vem sendo aplicado. “Utilizando o tema, bastante familiar às crianças, já trabalhamos questões relacionadas à natureza e aos personagens, abordando as características e a personalidade de cada um deles. Agora, aproveitando o Dia das Crianças, estamos incentivando-os a aprender a brincar e a brincar para aprender”, disse a diretora da creche, Ivone Lima Santos.

A produção das crianças transformou as salas de aula, corredores e o pátio da creche. A pedagoga Maria Aparecida de Souza acredita que o trabalho é uma forma de valorização do ato de brincar. “O objetivo é resgatar a criatividade das crianças uma vez que o ato de brincar tem sido comprometido pelo excesso de televisão e pelo uso de brinquedos eletrônicos. Os brinquedos se tornam ferramentas para a educação.”

Voltar ao topo