Material reciclável em obras de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, assinou decreto determinando o uso de material proveniente da reciclagem de caliças da construção civil (pedra brita e areia) nas obras e serviços de pavimentação de ruas e calçadas públicas. Além de benefícios ao meio ambiente, a medida servirá também como incentivo para instalação de empresas de reciclagem em Curitiba e região. O decreto foi assinado em 15 de agosto.

Os resíduos da construção civil são problemas enfrentados pela maioria das grandes cidades. Além da reciclagem, a forma mais adequada de destinação desses materiais são os aterros licenciados. Caso contrário, os materiais acabam parando em fundos de vale, rios e até em bueiros, provocando alagamentos e enchentes.

O decreto assinado por Richa prevê 180 dias, contados da data de publicação, para que os projetos das obras e serviços de pavimentação da Prefeitura apresentem as especificações técnicas de uso do agregado da construção civil. O uso do agregado reciclável será utilizado nas camadas abaixo do asfalto, como base, sub-base e subleito, e também como antipó.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas também estuda a possibilidade de aproveitar o material nas obras de manutenção de edificações e, futuramente, na produção de pré-fabricados, como meios-fios.

Para ser usado nas obras da Prefeitura, os materiais reciclados deverão seguir os critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ficam dispensadas do decreto obras de caráter emergencial ou quando a utilização é tecnicamente inviável e também na falta de material no mercado.

Voltar ao topo