Massa polar derruba a temperatura no Estado

A semana inicia com muito frio em todo o Estado. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), até quinta-feira as temperaturas devem permanecer baixas. A previsão para hoje é de geada em quase todas as regiões. No Centro-Sul, Sul e Oeste (Toledo, Cascavel e Palotina), e no Centro-Leste (Telêmaco Borba e Jaguariaíva), há risco de geadas fortes. Na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais (Ponta Grossa e Castro) e no Sudoeste, o fenômeno terá intensidade moderada.

“Com exceção do litoral, as geadas devem atingir todo o Estado. Como ainda estamos no inverno, é natural as oscilações de temperatura, mas até o fim da estação devemos ter outras massas de ar frio”, disse o meteorologista do Simepar Samuel Braun.

Muito frio

Casacos, gorros e luvas devem ser os companheiros da população na manhã de hoje. A prévia aconteceu na madrugada de ontem, quando os termômetros registraram 2,8 graus negativos em Guarapuava, a mínima do Estado. Em Curitiba, a mínima chegou a 1,9 grau. A queda na temperatura se deve à chegada de mais uma massa polar de forte intensidade, vinda do Rio Grande do Sul.

Em Curitiba, a mínima de hoje deve ficar em 2 graus. A máxima não ultrapassa os 12 graus. A previsão do tempo na cidade para amanhã não deve sofrer alterações.

A menor temperatura deve ser registrada em Palmas, com 1 grau negativo. Guarapuava deve ter a mínima de 0 grau. A máxima da região Centro-Sul fica entre 13 e 14 graus. No Oeste, em Cascavel, a previsão é de mínima de 3 graus e máxima de 18 graus. No Norte, os termômetros deverão registrar 5 graus em Londrina e Maringá. A máxima pode chegar aos 17 graus.

“A partir de quarta-feira, a nebulosidade aumenta em todo o Estado, diminuindo geadas. Isso deve fazer com que as temperaturas aumentem gradativamente”, explicou Samuel.

Neve

A mesma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em todo o Paraná fez nevar nas serras gaúcha e catarinense. O Simepar informou que a massa deve levar frio ao Estado de São Paulo e ao Sul de Minas Gerais. O tempo aberto com sol, e sem nebulosidade, impede a possibilidade de ocorrência de neve no Paraná. “Mesmo nas regiões mais altas do Estado, como Guarapuava e Palmas, não existe a possibilidade de neve porque o tempo já está aberto. Mesmo assim, o frio nos próximos dias vai ser intenso”, concluiu.

Voltar ao topo