Massa polar avança e deve trazer primeiras geadas

A frente fria ? que provocou o vendaval da última sexta-feira ? já deixou o Paraná em direção do sudeste do Brasil, porém o ar frio e seco continua avançando sobre o Estado e a temperatura vai cair ainda mais hoje. Apesar do frio intenso registrado ontem, as primeiras geadas devem acontecer hoje, principalmente no Centro, Oeste e Sul do Estado. Nas demais áreas paranaenses, a madrugada também será fria, mas ainda sem risco de ocorrência do fenômeno.

De acordo com o meteorologista Marco Antônio Jusevicius, do Simepar, o tempo ficará ensolarado até terça-feira, porém com temperaturas baixas. O frio só começa a diminuir na quarta-feira, mas ainda podem ocorrem geadas de fraca intensidade. A temperatura máxima para hoje e amanhã em Curitiba será de 15ºC, e a mínima de 4ºC. Já em Palmas e Guarapuava devem ser registradas as menores temperaturas do Estado, com mínima de 0ºC e máxima de 14ºC. O meteorologista alerta que essas temperaturas são medidas no ar, sendo que no solo e relva elas devem ser menores.

Neve

E a primeira neve deste ano no Brasil foi registrada na madrugada de ontem, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha. A temperatura chegou a -1,2ºC na cidade ? localizada a 1.200 metros de altitude ?, mas a sensação térmica era de -10ºC, devido às fortes rajadas de vento de até 50 km/h. O fenômeno pode se repetir nesta madrugada, principalmente na região dos Aparados da Serra.

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê ainda que ventos fortes devem soprar com intensidade no Rio Grande do Sul durante este final de semana. As rajadas de vento podem chegar a 70 km na Grande Porto Alegre e a 90 km/h no litoral gaúcho. (Rosângela Oliveira, com agências)

Voltar ao topo