Maristas reestruturam congregação

Seguindo o processo de reestruturação da Congregação dos Irmãos Maristas em todo o mundo, foi instalada anteontem, em Curitiba, a Província Marista do Brasil Centro Sul, resultado da fusão das províncias de São Paulo/Paraná e Santa Catarina. Com a presença do superior geral da Congregação, irmão Seán Sammon, do Conselheiro Geral, irmão Antônio Carlos Ramalho, do arcebispo metropolitano, dom Pedro Fedalto, dos ex-provinciais e autoridades, irmão Tercílio Sevegnani é o primeiro a ocupar o cargo de provincial desta nova Província, que abrange o Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. As solenidades ocorreram na Pontifícia Universidade Católica.

A Congregação está passando por um processo gradual de revitalização do Instituto. ?Estamos fazendo renascer, cada vez mais a força e ânimo, o carisma de nosso fundador, São Marcelino Champagnat?, sublinhou Irmão Seán Sammon. Durante celebração eucarística, dom Pedro Fedalto fundamentou que solidariedade é um ensinamento que se aplica a todos os povos.

Integração e Serviço

A nova Província dos Maristas representa racionalização de estruturas gerenciais, contábeis, administrativas e de manutenção. A par disso, faculta a tomada de decisão ser mais ágil, de conformidade com as tendências e desafios da modernidade. ?Nossa missão continua a mesma, cuidar bem das pessoas e das obras?, ressalta o provincial Tercílio Sevegnani.

Para o reitor da PUC-PR e provedor da Santa Casa de Curitiba, Clemente Ivo Juliatto, os irmãos maristas estão a serviço da vida, do bem e da esperança. ?Estamos atentos aos chamados da sociedade, da Igreja e de Deus, sobretudo quando desenvolvemos e difundimos o conhecimento, a sabedoria e o verdadeiro amor sem fronteiras?, afirmou Juliatto. ?Importante é caminharmos juntos, transformarmos a confiança em atitudes, partilharmos a missão e as responsabilidades em comunhão com a sociedade e com a igreja.?

Voltar ao topo