Maringá revitaliza Avenida Tiradentes

O mesmo processo de revitalização implantado nos canteiros centrais da Avenida Tiradentes, em Maringá, será realizado nas calçadas da Rua Neo Alves Martins. Além de aumentar a permeabilidade do solo, a proposta é promover um novo visual ao trecho da avenida que corta a área central da cidade.

O trabalho compõe o projeto Maringá Flores, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Gerência de Paisagem Urbana, composta por engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) e por engenheiros agrônomos e florestais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura (Semaa) e apoio do Instituto da Árvore.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Sidnei Telles, os próprios comerciantes da rua já se dispõem a colaborar com a manutenção das calçadas ecológicas, que terão 3 metros de extensão por 1,2 metro de largura ao redor das árvores. Conforme o projeto, dependendo da área de incidência solar, será plantada grama ou variedades de flores que se adaptam à áreas ensolaradas e de sombra. A idéia do projeto Maringá Flores é estender a revitalização de calçadas e canteiros centrais a outras vias principais da cidade.

A proposta teve início no final do ano passado com o plantio de 27 exemplares de ipê-roxo na Praça da Catedral. Nos canteiros centrais da Avenida Tiradentes foi feita a poda de flamboyants e o plantio de moréia, beijo americano de várias cores, piléia, tagete, sálvia, lírio e agapanto. (Prefeitura de Maringá)

Voltar ao topo