Maringá estende vacinação contra Rubéola

A campanha nacional de vacinação contra a rubéola está na reta final. O Ministério da Saúde estipulou o dia 12 de setembro como encerramento das ações de mobilização.

Até ontem 66,64% do público alvo já tinha sido imunizado em todo o País, sendo 71,26% de mulheres e 61,93% de homens, números considerados dentro da meta da campanha. Apesar do Ministério não trabalhar com a possibilidade de prorrogação, muitas cidades brasileiras irão disponibilizar a vacina depois do dia 12.

É o caso do município de Maringá, no norte do Paraná, que já vacinou mais de 63% da população alvo. A enfermeira coordenadora da vacinação em Maringá, Edlene Aceti Gomes, comenta que hoje farão um plantão de atendimento em dez pontos da cidade, sendo unidades de saúde e shoppings. O mesmo irá acontecer no próximo sábado, dia 13 de setembro.

“Mesmo depois do fim da campanha vamos continuar disponibilizando a vacina”, afirmou. Segundo ela, agora começa a fase mais difícil da campanha, que é atingir a população que ainda não está consciente da necessidade da imunização.

Em Curitiba, 77,4% da população alvo já foi vacinada, o que representa 504.121 pessoas, sendo 266 mil mulheres e 237 mil homens. A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Regina Luhm, afirmou que a capital está próxima de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, e que isso a coloca na frente de muitas cidades com o mesmo porte.

Segundo ela, as ações que mais surtiram efeito durante a campanha foram às unidades móveis que foram a empresas, terminais de ônibus, supermercados e shoppings.

“O público alvo está na faixa da população que trabalha fora, estuda e não teria tempo de ir à unidade de saúde. Por isso a importância de disponibilizar a vacina em locais de mais fácil acesso”, disse. Na próxima semana, a capital irá intensificar os trabalhos, e em locais mais distantes. Karin garantiu que a vacinação poderá ser feita de casa em casa.

Em todo o Paraná, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério de Saúde, até ontem haviam sido vacinados 66,39% da população. Dos 399 municípios, apenas 36 atingiram 100% da cobertura.

Entre esses municípios estão Diamante do Oeste, que tinha como público alvo 165 pessoas, e Ipiranga, onde a meta era imunizar 2.332 pessoas. Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, estava entre os municípios com o menor índice de vacinação, 36%.

O coordenador da Vigilância em Saúde do município, José Francisco Konolsaisen, afirmou que esses números mascaram um pouco a realidade, já que muitas pessoas que moram em Piraquara trabalham em outros municípios, e acabaram sendo imunizados nessas localidades. No entanto, garantiu que a campanha será intensificada nesta semana na cidade.