Maringá assume tratamento de hanseníase e tuberculose

O município de Maringá assumirá o tratamento de hanseníase e tuberculose, que até então vem sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Nesta terça-feira, 19, servidores dos postos de saúde do município que serão encarregados de atender pessoas com essas doenças, começam a ser treinados. As aulas para a primeira turma começam às 8h, na Sociedade Médica de Maringá e duram três dias (19, 20 e 21), sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Maringá era uma das poucas cidades do estado onde o atendimento a essas doenças não estava municipalizado, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Mas depois que levantamentos feitos pelas equipes do programa ?Médico da Família? constataram que há um número grande de casos de hanseníase e tuberculose na cidade, o MS exigiu que o estado transferisse o atendimento ao municípios.

Todos os números sobre as duas doenças podem ser obtidos com a Regina Dellatorre, da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 218-3100 ou com a dra. Noriko, da 15.a Regional de Saúde, pelo telefone 226-5663.

Voltar ao topo