Maria Fumaça vai ser restaurada em União da Vitória

Deve começar ainda este mês a restauração da Maria Fumaça de União da Vitória. A locomotiva, que está parada desde a década de 70, será reformada pela Associação dos Amigos do Trem de União da Vitória e Porto União.

De acordo com o presidente da Associação, Marcelo José Boldori, os recursos para restaurar a Maria Fumaça vieram do Ministério do Turismo. ?Os orçamentos ainda não estão prontos. Mas dispomos de R$ 100 mil para fazer o trabalho?, disse.

Através de um projeto municipal aprovado recentemente na Câmara de Vereadores de União da Vitória, de autoria do vereador Julio Adilson Pires, a prefeitura cede à Associação dos Amigos do Trem a recuperação, manutenção e operação da Maria Fumaça.

A previsão é que a reforma da máquina leve cerca de seis meses. Boldori explica que ela está bastante deteriorada porque ficou por mais de 30 anos exposta a céu aberto, numa praça da cidade. ?Mesmo com as constantes pinturas e todo o cuidado que foi tomado, a ação do tempo foi implacável?, disse. Ele acredita que até o fim do ano a locomotiva estará pronta para operar.

O maior objetivo da ação é fomentar o turismo na região. Além disso, a associação pretende preservar melhor as linhas que cortam o município. É que hoje, apesar de ser um trecho concessionado, ele não recebe a atenção devida porque, segundo Boldori, não é considerado operacional.

Boldori afirma que a Maria Fumaça vai percorrer, inicialmente, um trecho de seis quilômetros, entre União da Vitória e Porto União. ?Essa região é muito rica em cachoeiras e túneis. Sem dúvida, o atrativo vai potencializar o turismo?, disse.

O próximo projeto que a associação pretende executar é a criação de um parque linear histórico ferroviário. Para isso, está sendo estudada a compra de quatro ou cinco estações de trem do interior, todas dentro do município de União da Vitória.

Voltar ao topo