Marcha Mundial pela Paz acontece hoje em Curitiba

A Marcha Mundial pela Paz faz sua passagem por Curitiba nesta terça-feira (22). A passeata sai da Praça Santos Andrade, no Centro, a partir de 14h30, acompanhada em cortejo pelo grupo de maracatu Voa-Voa e segue até a Boca Maldita. No local, haverá apresentações de bandas, capoeira, grupos sociais, culturais e um cerimonial com organizadores do evento. No encerramento, os participantes se unem para formar o Símbolo da Não-Violência. A expectativa é de que 150 pessoas estejam presentes no ato.

O movimento pretende mobilizar a sociedade pela eliminação das armas nucleares em nível mundial; a retirada das tropas invasoras dos territórios ocupados; a redução progressiva e proporcional de armamentos convencionais; a assinatura de tratados de não-agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar a guerra como meio para resolver conflitos.

“Esta é a primeira Marcha Mundial pela Paz da história, passou por diversas capitais do mundo mobilizando pessoas e governos”, diz o porta-voz do evento no Paraná, Regis Garret.

A Marcha começou na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. O término acontece na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010.

Durante esses 90 dias, a marcha passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes, cobrindo uma distância de 160.000 km por terra – alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. A marcha é uma iniciativa do Mundo sem Guerras, uma organização internacional impulsionada pelo Movimento Humanista, que trabalha há 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência.

Voltar ao topo