Mar poluído pode causar doença que leva à morte

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) interditaram ontem dezenove pontos considerados inadequados para banho no litoral do Estado. Os trabalhos tiveram início em Matinhos, onde foram colocadas cordas impedindo o acesso de banhistas a pontos localizados em Gaivotas, Solymar e Praia Central. Também foram interditados rios e trechos de mar de Guaratuba, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, informa que análises de qualidade da água realizadas recentemente apontaram que a quantidade de coliformes fecais presentes nos locais interditados está acima do limite aceitável, que é de mil por 100 ml de água.

Segundo o secretário, o coliforme fecal é uma bactéria que causa inflamações intestinais, que podem ter como sintomas fortes diarréias, febre e vômitos. “Principalmente em crianças e idosos, o problema pode levar à desidratação que, em alguns casos, se torna fatal”, alerta. “Outro risco é de a bactéria perfurar o intestino da pessoa e cair na corrente sangüínea, levando a uma infecção generalizada.”

A interdição total dos trechos inadequados para banho é uma ação inédita. Até então só eram colocadas placas informativas de que nos locais não era indicada a entrada na água. Até que os limites de coliformes fecais se tornem novamente aceitáveis, agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros também devem ficar a postos nos locais interditados para orientar a população e retirar da água pessoas que resolvam desobedecer os limites de banho.

“Profissionais da área técnica ainda não concluíram quais são as causas da poluição da água, porém acreditamos que o problema esteja sendo causado apenas por redes de esgoto que tenham ligação direta com o mar”, afirma Cheida. “O esgoto pode cair no mar tanto de tubulações da Sanepar quanto de fossas negras.”

Diariamente, o Hospital dos Navegantes, localizado em Matinhos, atende entre oito e dez pessoas vítimas de problemas gastrointestinais. De acordo com o médico plantonista Daniel Dantas Ferrarin, não há como saber com certeza o que levou os pacientes a adoecerem. Porém, a maioria das pessoas atendidas informa ter se banhado recentemente nas águas de rios e do mar.

Voltar ao topo