Manutenção pode evitar incêndios

Fiação elétrica irregular e vazamento de gás são as principais causas de incêndio. Mas eles poderiam ser evitados, se os proprietários dos imóveis fizessem a manutenção e soubessem usar os equipamentos de segurança da maneira correta. Desde a última sexta-feira, três sinistros de grandes proporções foram registrados em Curitiba. Ninguém se feriu.

O chefe do setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, conta que a maioria dos incêndios ocorre em construções antigas, como as localizadas no centro da cidade. Com o advento dos eletrodomésticos, os moradores acabam usando uma grande quantidade de aparelhos elétricos.

Outra situação comum é alugar ou vender residências para a abertura de casas comerciais. A energia consumida aumenta sem que a fiação elétrica seja adaptada. “É uma loja, depois vira restaurante ou danceteria. Mas a rede elétrica continua a mesma. Aliado a isso, encontramos madeira velha e fios mal encapados. Tudo favorece ao surgimento de um incêndio”, constata.

Além dos problemas com a manutenção, Pinheiro afirma que as pessoas não sabem usar os equipamentos de segurança. “Seria ideal que todos soubessem manusear o extintor de incêndio. Mas geralmente só pegam o dispositivo quando precisam usar de verdade”, observa.

O tenente conta ainda que em alguns casos não há sequer hidrante ou saídas de emergência. Segundo ele, o Corpo de Bombeiros realiza 16 mil vistorias por ano. Mas existem 180 mil estabelecimentos comerciais. “O ideal é que as pessoas tomem os cuidados necessários”, diz. “Seria importante também que as residências tivessem extintores.”

Mortes

Muitas mortes ocorrem porque as pessoas não sabem agir quando deparam com um princípio de incêndio. Em vez de sair do lugar, tentam pegar documentos e dinheiro, mas quando se dão conta, é tarde demais. “As pessoas não têm idéia como o fogo se espalha rapidamente”, revela. Geralmente, elas acabam morrendo asfixiadas com a fumaça.

Voltar ao topo