Manutenção de elevadores em discussão em Curitiba

A morte do publicitário Maurício Groff no último final de semana, em acidente no poço do elevador, foi mais um caso que coloca em xeque a segurança nos equipamentos. Fabricantes indicam que a manutenção, de responsabilidade do síndico de cada prédio, deve ser feita mensalmente por uma empresa especializada.

Segundo o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), porteiros e zeladores são proibidos de mexer no elevador. ?O procedimento correto é chamar a empresa ou os Bombeiros. Porteiro não tem autorização para o trabalho, nem quando indicado pelo síndico?, disse o vice-presidente do Secovi, Dirceu Jarenko.

?Algumas vezes, os próprios síndicos pedem que seu porteiro seja treinado a manobrar o elevador?, questiona o técnico Elbio Oliveira, da Joss Elevadores.

Visando o aumento da segurança, elevadores mais novos já vêm com um mecanismo para continuarem fechados caso parem fora de nível e a cornija, peça abaixo da soleira do elevador, agora tem 1,1 metro, para evitar que o usuário caia no poço.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.