Fique atento

Manual orienta população sobre como evitar assaltos

Manual de segurança, com dicas que podem prevenir a ação de bandidos, foi lançado ontem pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Batel. Feito com base nas principais ocorrências registradas no bairro, o livreto tem 25 mil exemplares editados e será distribuído em toda a Região Metropolitana de Curitiba.

O objetivo do manual é alertar a população para procedimentos simples, que podem ser decisivos na hora de evitar furtos, assaltos ou o ataque de criminosos a residências e estabelecimentos comerciais. As dicas também são voltadas aos turistas, com tradução para o inglês. “Nossa intenção é alertar as pessoas para situações que acontecem no dia a dia. Os momentos de distração na hora de ir ao banco, fazer compras ou ao entrar e sair de casa são aproveitados pelos criminosos. Estar atento pode evitar a ação dos bandidos”, diz o presidente do Conseg-Batel, Acef Said.

O manual está sendo distribuído desde ontem em lojas, restaurantes, bares e hotéis, além do Aeroporto Afonso Pena e da rodoferroviária.

Atuação

O Conselho Comunitário de Segurança do Batel tem 46 empresários associados e atua desde 1999. A organização é vinculada à Secretaria da Segurança Pública e trabalha em conjunto com as polícias. O Conseg também compartilha parte de sua sede, na Rua Ângelo Sampaio, com a 2.ª Companhia do 12.º Batalhão da Polícia Militar, que desde 2001 trabalha no local.