Manoel Ribas ganha iluminação cênica

A Prefeitura de Curitiba concluiu nesta sexta-feira (5) a nova iluminação cênica da avenida Manoel Ribas. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas fizeram a troca dos equipamentos em todo o trecho perto dos tradicionais restaurantes italianos de Santa Felicidade.

Foram substituídos postes e luminárias decorativos. A potência da iluminação foi dobrada. “Esta iluminação valoriza o setor gastronômico, que no fim de ano recebe um grande número visitantes por causa das festas de fim de ano e o início do período de férias”, disse o secretário Mario Tookuni.

O diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins, explica que esta nova iluminação evita a dispersão de luminosidade e reforça as características da paisagem urbana local. “Também ficou mais forte, com a troca de lâmpadas de 75 watts por outras de 150. Isto traz também mais segurança para os frequentadores da região”, disse.

Desde o início do ano, a Prefeitura fez a troca de 26 mil luminárias da cidade por equipamentos de alto rendimento. A substituição equivale a iluminar uma cidade inteira, com cerca de 250 mil pessoas, como Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins, explica que os novos equipamentos direcionam 100% dos fachos de luz para o chão, evitando dispersão da iluminação. “Com isto, não há ofuscamento, permitindo que as pessoas possam olhar para o céu e ter a sensação de ver mais estrelas”, explicou Martins.

Os novos equipamentos usam lâmpadas de 100 watts, com potência 42% maior que as antigas luminárias. Outra vantagem é que os equipamentos são mais resistentes à ação de vândalos.