Manifestantes depredam ônibus

Um protesto contra a diminuição nos horários de ônibus da região metropolitana de Curitiba levou à depredação de oito ônibus no terminal de Almirante Tamandaré, na manhã de ontem. Segundo a Polícia Militar, cerca de setecentas pessoas participaram da ação.

O grupo bloqueou a entrada do terminal, impedindo a circulação dos ônibus. A manifestação foi rápida e terminou antes mesmo da chegada do Batalhão de Choque da PM. Não houve feridos nem prisões, apesar de muitas discussões entre passageiros e motoristas.

Foi a segunda manifestação nesta semana. Quarta-feira houve um protesto em Itaperuçu, quando três ônibus foram depredados e três tiveram os pneus esvaziados. O problema começou no dia 23, quando a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que gerencia o transporte em Curitiba, anunciou aumento na tarifa de R$ 1,50 para R$ 1,70. A Coordenação da Região Metropolitana (Comec), vinculada ao governo do Estado, não endossou o aumento.

Como o sistema metropolitano é integrado, a Urbs determinou que as empresas que servem os municípios vizinhos diminuíssem em 10% a oferta de viagens, o que acabou afetando cerca de 346 mil usuários em 185 linhas. Os ônibus, que normalmente já circulam superlotados, aumentaram ainda mais a ocupação. A Comec anunciou que está fazendo um estudo das planilhas do transporte coletivo e somente dará uma resposta sobre um possível aumento no fim de abril.

Voltar ao topo