Manifestação contra Hidrelétrica do Tijuco Alto

Integrantes da Associação Sindical dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Asstraf) e de outros grupos contra a instalação da Usina Hidrelétrica do Tijuco Alto no Vale do Ribeira afixaram ontem faixas em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no centro de Curitiba. Foi mais um ato de protesto contra o parecer técnico favorável à viabilidade ambiental da construção, emitido pelo Ibama no mês passado.

Os manifestantes foram recebidos pelo superintendente do Ibama no Paraná, Hélio Sydol, que se mostrou solidário com a causa, mas ressaltou que as decisões são feitas pelo órgão em Brasília.

A destruição de terras de pequenos produtores agrícolas e a perda de elementos históricos são as principais preocupações. ?Perderíamos duas cavernas em Cerro Azul que têm vestígios pré-históricos que nem foram estudados ainda?, exemplificou a coordenadora dos protestos, Laura Costa. Segundo ela, uma ação civil pública contra a usina deve ser protocolada no Ministério Público Federal.

Na opinião do agricultor João Oliveira, morador de Cerro Azul há 30 anos, se a usina realmente sair do papel, ao invés da simples compra da casa dos moradores, todos deveriam receber uma indenização. Dinheiro, para o agricultor Leo Gilliet, não resolve o problema. ?Não sabemos lidar com o dinheiro. Se recebermos, depois de um mês estamos sem a nossa plantação e sem dinheiro, formando favelas em torno dos municípios atingidos?, reflete. No início do projeto, que é da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), cerca de 200 famílias venderam suas propriedades. Em Cerro Azul e Dr. Ulisses restam 600 famílias que deveriam ser remanejadas para o início das obras.

Além da construção da usina de Tijuco, o projeto é para mais três hidrelétricas (Funil, Itaoca e Batatal) no Rio Ribeira de Iguape. Se construídas, as barragens inundariam uma área de aproximadamente 11 mil hectares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.