Mandaguari orienta população sobre alimentação saudável

Como há 26 anos, este mês muitos estados brasileiros se mobilizam para entrar na Semana Mundial da Alimentação. De segunda até o próximo domingo, palestras, debates e práticas tratam de segurança alimentar e nutricional. Este ano, o tema, proposto pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), é ?Fortalecer a agricultura familiar para garantir a segurança alimentar?. Também no Paraná a alimentação é destaque esta semana. O município de Mandaguari, na região norte, iniciou ontem, durante festividades na cidade, as atividades.

A Prefeitura local disponibilizou para a população o serviço de avaliação nutricional, que continua até hoje à tarde. Um dos objetivos é verificar os riscos de desenvolvimento de doenças associadas a má alimentação. Os resultados permitem que a Secretaria de Saúde verifique o que é preciso melhorar no prato dos mandaguarienses.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Saúde de Mandaguari, Izabelira Pedroso, além da avaliação, a população recebe orientação sobre a melhor alimentação. ?Nos postos de saúde de Mandaguari, temos muitos indícios de obesidade. Mais de 60% da população que atendemos apresentam o problema em grau 1, 2 e 3. Outros problemas como os de articulação – joelho e coluna – e hipertensão também são relacionados ao sobrepeso. Fazer esse levantamento é importante, pois esse diagnóstico nutricional nos permite elaborar um projeto de atuação e intervenção?, explica. Ainda segundo a profissional, é preciso uma grande adesão da população ?porque quanto maior a mostra, melhores os resultados finais?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.