Mais uma reintegração na região Norte do Estado

Mais uma fazenda foi desocupada na manhã de ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. O mandado de reintegração de posse da Fazenda Serra Grande, em Congonhinhas, na região Norte do Estado, foi cumprido de forma pacífica por 245 policiais militares do 18.º Batalhão da PM do Paraná.

Essa foi a quinta desocupação promovida pela Secretaria neste ano. Desde o início do governo Requião, 41 fazendas ocupadas tiveram a reintegração de posse cumprida, todas de maneira pacífica. Em Congonhinhas, cerca de 30 famílias deixaram a área de 430 alqueires sem que a polícia precisasse usar a força.

Nenhuma arma foi encontrada e nenhuma pessoa foi detida durante a operação. Segundo o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari, neste ano as negociações com os movimentos sociais estão sendo intensificadas. “Nossa política agrária continuará sendo pautada pelo diálogo. Estamos buscando um grande acordo com ruralistas, sem-terra, Ouvidoria Agrária Nacional, Incra e governo estadual, que poderá acelerar o processo de reforma agrária no Paraná”, afirmou. Sobre as perspectivas para este ano, Delazari está bastante otimista. “Estamos reiniciando o processo de desocupações pacíficas no campo”, explicou.

Voltar ao topo