Hoje pela manhã ainda deve garoar em Curitiba e Região Metropolitana e as temperaturas vão ficar baixas até o fim da semana. A mínima esperada para hoje é de 7ºC e a máxima, 15ºC. Para esta madrugada também está prevista a ocorrência de geadas nas regiões Oeste e Sul do Estado.
Uma frente fria começou a se aproximar do Paraná ainda no domingo e na terça-feira trouxe chuva para quase todas as regiões do Estado. Em Curitiba, até as 13 horas de ontem havia chovido 36.8 milímetros. A defesa civil não atendeu nenhuma ocorrência de alagamento na região.
Nas outras regiões do Paraná ontem mesmo a chuva já havia cessado. No sul e oeste havia previsão de geadas, sendo que a mínima deveria ocorrer em Palmas, 1º grau positivo. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) as temperaturas permanecem baixas até o fim da semana, para amanhã a mínima esperada na capital é 6ºc graus e a máxima de 15ºc.
Frente fria trouxe neve para várias cidades do RS
A frente fria que passa pela Região Sul nesta semana provocou a maior ocorrência de neve deste ano no Rio Grande do Sul. Os moradores de seis municípios da serra e os turistas em passeio pela região puderam ver os grãos finos, semelhantes a minúsculas bolinhas de isopor (poliestireno) caindo misturados a chuviscos por alguns minutos ontem.
De manhã, o fenômeno atingiu zonas urbanas e rurais de Caxias do Sul, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Vacaria e, no início da tarde, de Cambará do Sul. Como foi rápida e de fraca intensidade, a neve não chegou a formar uma camada de gelo no chão.
A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo também observou o fenômeno em São Joaquim, em Santa Catarina, onde a temperatura chegou a 1 grau, depois do meio-dia. Lá, a neve teve outra característica, caindo em flocos. O coordenador da Rede, Eugênio Hackbart, destaca que, além de avançar do Sul para o Sudeste, a frente fria tem outro bloco subindo para o Paraguai, Mato Grosso e Acre.
O 8.º Distrito de Meteorologia registrou como temperatura mínima do Rio Grande do Sul os 2,1 graus verificados em Cambará do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 8,5 graus durante a madrugada. A máxima ocorreu em São Luiz Gonzaga, no oeste, e não passou de 16,3 graus.
Mais frio
Os prognósticos para hoje indicam temperaturas ainda mais baixas, de 2 graus negativos durante a madrugada.
Hackbart acredita que novas nevadas possam ocorrer até o amanhecer desta quinta-feira nas zonas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também prevê que serão as últimas deste ano. E diz que a ocorrência não é incomum em setembro.
“Nos últimos cinco anos, mesmo que rapidamente, nevou neste mês no Rio Grande do Sul”, informa. O frio, no entanto, deve continuar pelo menos até domingo. Sem a umidade dos últimos dias, a neve dará lugar às geadas, que podem atingir até o sul e o centro do Paraná.


