Trânsito

Mais de 6 mil multas por estacionar em vagas especiais

Desde março deste ano, pelo menos 6.334 motoristas já foram multados em Curitiba por estacionarem nas vagas especiais para idosos ou para portadores de deficiência. Duas leis federais garantem 5% das vagas de locais públicos para idosos, e 3%, para deficientes. As duas leis foram regulamentadas por resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2008. Desde então, as administrações municipais começaram a fiscalizar a instalação das vagas por parte dos estabelecimentos privados.

Em Curitiba, a maior parte dos estabelecimentos já providenciou as vagas especiais, como informa o gestor de Fiscalização de Trânsito da Diretoria de Trânsito (Diretran), Adão José Lara Vieira. As resoluções, assim como as leis, trouxeram o modelo de sinalização e o prazo para os estabelecimentos. Em Curitiba, idosos e portadores de deficiência devem fazer uma credencial para utilizar as vagas. Até agora, 30 mil idosos já se cadastraram (mas a cidade conta com 60 mil idosos habilitados). Entre os deficientes, a Diretran já cadastrou 1.450 deles, e não tem um levantamento de quantos são no total.

O motorista que é pego usando uma vaga especial recebe multa de R$ 53,20, mais três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E, ainda, o veículo é guinchado. A maior parte das multas já expedidas ocorreram nas vias públicas, segundo Vieira, onde há 487 vagas especiais (288 para idosos e 199, para portadores de deficiência). Outras cerca de 170 devem ser sinalizadas em breve. A credencial pode ser solicitada pela internet (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).