Natal

Mais de 50 pessoas sofreram queimaduras por água-viva no Litoral

Foto: Henry Milleo

Mais de 50 casos de queimaduras por água-viva foram registrados no Litoral do Paraná neste fim de semana de Natal. As ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná entre a manhã e sexta-feira (24) e a noite de domingo (26), mas nenhuma delas causou intoxicação grave no banhista.

De acordo com a tenente Virgínia Turra, do Corpo de Bombeiros, este fenômeno é normal e até esperado devido ao aumento significativo do número de turistas nas praias. “Antes do feriado, nós tínhamos registrado apenas 28 casos em quase 10 dias. Só que, com mais pessoas no litoral, é comum subir o número de ocorrências, então tivemos neste fim de semana 10 casos em Guaratuba, 17 em Matinhos e 25 em Pontal do Paraná, totalizando 52 situações”, informou.

No entanto, ela garante que nenhuma das ocorrências gerou intoxicação grave e todas foram atendidas com primeiros socorros simples. “Dentro das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros nós não tivemos nada mais grave até agora, mas é necessário cuidado mesmo assim para evitar”, afirmou.

Previna-se!

O primeiro passo a ser tomado pelos veranistas, segundo a tenente, é procurar informações a respeito do local escolhido para banho. “Pergunte ao guarda-vida a respeito da incidência de água-viva naquele posto e, caso perceba a presença do animal, evite entrar na água”, aconselhou.

No entanto, se acontecer o envenenamento, o banhista precisa saber como agir. “Use água do mar no local da ardência ou vinagre disponível nos postos do guarda-vida, mas sem esfregar. Além disso, nunca use água doce, álcool, urina ou bichinhos da praia porque não vai ajudar e poderá piorar o quadro”.

Depois de realizar o atendimento imediato, é necessário prestar atenção no estado de saúde da vítima. “Se ela apresentar dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, desmaio, tonturas ou dificuldades respiratórias você precisa leva-la ao médico porque pode se tratar de alergia ou intoxicação”, informou.

Afogamento

Além de atender os 52 envenenamentos por água-viva, o Corpo de Bombeiros também realizou neste fim de semana 2.661 orientações, 980 advertências e ajudou 13 crianças perdidas e 31 afogados.

Entre as situações de destaque está o caso de um jovem de 24 anos que passou mal na Praia Brava de Matinhos e entrou em parada cardiorrespiratória. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi atendido imediatamente pelos guarda-vidas, pela equipe da Ambulância e pelo Helicóptero do Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas (PBMOA), mas o jovem veio a óbito durante o atendimento.

Já no dia 25, por volta das 19h, o atendimento foi por conta de um afogamento nas proximidades da Praia Central de Guaratuba. Lá, um homem de aproximadamente 50 anos foi encontrado completamente submerso, já em parada cardiorrespiratória. Ele foi atendido e encaminhado por aeronave para o Hospital Regional do Litoral.

Cuidado!

Diante de ocorrências como essas, o Corpo de Bombeiros orienta que os veranistas sempre nadem em área supervisionada por guarda-vidas, onde existem as bandeiras de sinalização e, preferencialmente, acompanhado. “Além disso, antes de realizar qualquer tipo de atividade física, consulte um médico”, aconselha a tenente Turra.