Foto: Cíciro Back
Missa realizada ontem no Bosque do Papa foi comandada por dom Moacyr e dom Pedro Fedalto.

Foi celebrada ontem, em Curitiba, uma missa para lembrar os 25 anos da visita do papa João Paulo II ao Brasil. Cerca de 300 pessoas foram prestigiar o evento no Bosque do Papa, entre elas o deputado estadual Rafael Greca de Macedo, o vice-governador Orlando Pessuti, o presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiati e o ex-governador do Paraná, Emílio Gomes.

Antes da celebração, cadetes da Polícia Militar carregaram uma imagem de Nossa Senhora de Czestochowa e deram uma volta ao redor do bosque, seguidos por dom Moacir Vitti, arcebispo de Curitiba, e dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito da cidade, que também celebraram a cerimônia.

Dom Moacir afirmou que a missa de ontem, além de prestar homenagem ao papa, celebrou também a eucaristia, que foi dedicada a João Paulo II. "O papa (João Paulo II) deixou aqui a marca dele e, não há dúvidas, que a visita a Curitiba também marcou muito para ele. Em diversas oportunidades em que estive com o pontífice, ele me falava com carinho de sua passagem por Curitiba", afirmou dom Moacir.

O evento serviu também para o lançamento do livro Papa João Paulo II – Sua Santidade e o Paraná, escrito por Greca, pelo padre Benedykt Grzysmkowski, e por Danuta Lisicki de Abreu, coordenadora do Memorial da Imigração Polonesa. De acordo com Greca, o livro é um registro histórico das relações de João Paulo II com o Paraná. A obra traz uma biografia do papa, discursos que ele fez durante a visita ao Paraná; tudo isso ilustrado com fotos do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) e de Nani Goes. O livro, editado pela Imprensa Oficial, estará à venda no Bosque, por R$ 10 e mil exemplares serão distribuídos à rede estadual de ensino.

O medalhão "Entrada do papa Wojtyla na Glória", feito pelo escultor paranaense Rogério Ribeiro, foi inaugurado após a missa. Os visitantes puderam prestigiar também duas exposições fotográficas especialmente preparadas para as comemorações do jubileu da visita de João Paulo II. As exposições Visita do Papa a Curitiba e Visita do papa à Polônia, foram organizadas pela coordenadora do Bosque, Danuta de Abreu.