Mais de 300 fiéis relembram passagem do papa em Curitiba

Foi celebrada ontem, em Curitiba, uma missa para lembrar os 25 anos da visita do papa João Paulo II ao Brasil. Cerca de 300 pessoas foram prestigiar o evento no Bosque do Papa, entre elas o deputado estadual Rafael Greca de Macedo, o vice-governador Orlando Pessuti, o presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiati e o ex-governador do Paraná, Emílio Gomes.

Antes da celebração, cadetes da Polícia Militar carregaram uma imagem de Nossa Senhora de Czestochowa e deram uma volta ao redor do bosque, seguidos por dom Moacir Vitti, arcebispo de Curitiba, e dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito da cidade, que também celebraram a cerimônia.

Dom Moacir afirmou que a missa de ontem, além de prestar homenagem ao papa, celebrou também a eucaristia, que foi dedicada a João Paulo II. "O papa (João Paulo II) deixou aqui a marca dele e, não há dúvidas, que a visita a Curitiba também marcou muito para ele. Em diversas oportunidades em que estive com o pontífice, ele me falava com carinho de sua passagem por Curitiba", afirmou dom Moacir.

O evento serviu também para o lançamento do livro Papa João Paulo II – Sua Santidade e o Paraná, escrito por Greca, pelo padre Benedykt Grzysmkowski, e por Danuta Lisicki de Abreu, coordenadora do Memorial da Imigração Polonesa. De acordo com Greca, o livro é um registro histórico das relações de João Paulo II com o Paraná. A obra traz uma biografia do papa, discursos que ele fez durante a visita ao Paraná; tudo isso ilustrado com fotos do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) e de Nani Goes. O livro, editado pela Imprensa Oficial, estará à venda no Bosque, por R$ 10 e mil exemplares serão distribuídos à rede estadual de ensino.

O medalhão "Entrada do papa Wojtyla na Glória", feito pelo escultor paranaense Rogério Ribeiro, foi inaugurado após a missa. Os visitantes puderam prestigiar também duas exposições fotográficas especialmente preparadas para as comemorações do jubileu da visita de João Paulo II. As exposições Visita do Papa a Curitiba e Visita do papa à Polônia, foram organizadas pela coordenadora do Bosque, Danuta de Abreu.

Voltar ao topo