Mais blitze nas maiores cidades do Paraná

O governador Roberto Requião autorizou a criação de grupos táticos de trânsito para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo nas ruas de cidades com mais de 100 mil habitantes. Durante a reunião de ontem do Operação Mãos Limpas, Requião liberou a abertura de processo de licitação para compra de equipamentos para esses grupos, que será feita pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

Com a iniciativa, as ações de segurança serão intensificadas por meio de blitze nas grandes cidades do Estado. “Queremos, com isso, reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito”, afirmou o governador. Os grupos táticos, formados por policiais militares, receberão orientação e equipamentos específicos para atuarem em blitze. Nessas operações policiais é possível identificar carros roubados e fazer apreensões de armas e drogas.

As blitzes serão realizadas em Curitiba e em mais 12 cidades paranaenses. Na Região Metropolitana da capital, as operações irão ocorrer com maior freqüência em São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Campo Largo, Colombo e Almirante Tamandaré. No interior, serão realizadas em Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel, Paranaguá, Apucarana, Foz do Iguaçu e Guarapuava.

Prazos

O diretor do Detran, Marcelo Almeida, prevê que, em 120 dias, deverão estar comprados os equipamentos necessários para a operacionalização das blitzes. Cada Grupo Tático de Trânsito contará com nove policiais militares, duas viaturas, quatro motocicletas e um caminhão-guincho, além de bafômetros, rádios, cones e placas de sinalização. Os grupos terão caráter permanente e efetivo fixo para atuar exclusivamente na fiscalização do trânsito.

Voltar ao topo