Mais água potável para Guaratuba

Uma comissão da Sanepar esteve ontem em Guaratuba avaliando a capacidade de abastecimento do Rio dos Mellos. Segundo o vereador Mordecai Magalhães de Oliveira, os técnicos constataram que a água é suficiente para ampliar a capacidade de abastecimento da cidade. A proposta anterior da Sanepar era de captar a água do Rio Saí-Guaçu, mas os moradores alegavam que o manancial era poluído.

A cidade é servida pela Estação de Tratamento do Rio do Mello, no entanto a Sanepar afirma que o volume não era suficiente para atender a demanda. De acordo com o vereador Raul Chaves, a empresa de saneamento acabou verificando que o atual manancial pode suprir em 80% a falta de água e um projeto para garantir esse aproveitamento deve ser elaborado.

Chaves diz que para a próxima temporada, pois o projeto não ficará pronto até lá, serão construídas duas caixas de reservatório, aumentando em 30% a vazão de água. A água do outro manancial -diz – era comprometida pelo uso de agrotóxicos. No curso do rio também havia um lixão e dois cemitérios. (EW)

Voltar ao topo