Mais 45 radares começam a operar hoje

Os 45 novos radares instalados pela Prefeitura começam a entrar em funcionar hoje. Agora são 110 “pardais” que fiscalizam a velocidade dos veículos. Na maioria das vias o limite é de 60 km/h. Nas avenidas Comendador Franco (Avenida das Torres) e Mascarenhas de Moraes (noTingüi) limite de velocidade é de 70 km/h.

Os novos radares funcionarão dia e noite e, futuramente, poderão auxiliar no combate ao roubo de veículos. Segundo a Prefeitura, os radares de Curitiba foram instalados por solicitação de moradores, onde há registro de acidentes de trânsito, em pontos de conflito decorrentes do volume de tráfego e movimento de pedestres e onde há risco potencial de o motorista exceder a velocidade permitida para a via.

Todos os aparelhos foram aferidos pelo Inmetro e as vias estão sinalizadas de acordo com a resolução 146/2003 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige que haja placa com o limite de velocidade,na quadra onde está o radar e de 100 a 300 metros antes do aparelho. Nesses pontos há também sinalização horizontal (pintura no asfalto). De acordo com a Diretran, não há radares escondidos. Os endereços com a localização dos aparelhos podem ser consultados na página eletrônica www.curitiba.pr.gov.br.

Além dos 110 locais onde estão funcionando os radares, está sendo implantada em outros 100 endereços a estrutura necessária e a sinalização para instalação dos aparelhos. Depois que todos os pontos estiverem preparados os 110 equipamentos funcionarão em forma de rodízio em 210 pontos da cidade.

Voltar ao topo