O segundo boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) indica que, dos 90 quilômetros da orla paranaense, 1.600 metros estão impróprios para banho.

continua após a publicidade

Os locais onde não são recomendados aos veranistas são em Morretes; Balneários de Ipanema e Shangri-lá, em Pontal do Paraná; e na praia de Encatadas, na Ilha do Mel.

Já no interior os mesmos pontos indicados no primeiro boletim de balneabilidade dessa temporada continuam próprios para banho. O IAP pede que os veranistas respeitem a sinalização indicativa nas praias e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher aonde vão se banhar.

A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), vindos principalmente de esgoto clandestino. A bandeira verde indica que a água pode ser aproveitada pelos veranistas.

continua após a publicidade

Também é importante que os turistas procurem se instalar em casas e hotéis que estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto. O veranista que frequentar o Litoral poderá acompanhar a qualidade das águas no site do IAP (ww.iap.pr.gov.br), na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias.

O monitoramento durante da qualidade das águas durante a temporada de verão visa apontar os pontos mais críticos e que merecem mais atenção das autoridades. O objetivo é desenvolver programas para melhorar a qualidade da água nas praias nas próximas temporadas.

continua após a publicidade

Nesta semana, por conta do feriado de Natal, as coletas das amostras foram realizadas na quarta-feira (26), assim como ocorrerá na próxima semana, por conta do feriado de Ano-Novo.