Tráfico de drogas

Máfia italiana usava Litoral do Paraná para enviar cocaína à Europa

Fachada da Polícia Federal em Curitiba.
Porto de Paranaguá fazia parte de corredor logístico do grupo. Foto: Arquivo/Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

A Polícia Federal (PF) investiga a atuação de uma rede criminosa ligada à máfia italiana que operava no Paraná. As apurações apontam que o grupo estruturou um esquema internacional de tráfico de drogas, utilizando o Litoral do Paraná como corredor logístico para o envio das substâncias ao continente europeu.

De acordo com as investigações da corporação, os criminosos aproveitavam a movimentação e a infraestrutura do Porto de Paranaguá para esconder carregamentos de entorpecentes em contêineres de navios cargueiros.

O objetivo era abastecer redes de distribuição controladas por organizações mafiosas na Itália, especialmente na região de Piemonte, e em outros países vizinhos. Entre os principais insumos enviados à Europa, estavam a cocaína.

A apuração segue em andamento para mapear toda a cadeia do grupo no estado, identificar os responsáveis pela logística em solo paranaense e rastrear a movimentação financeira e o patrimônio acumulado pela organização criminosa.

Resultados da ação

A ação deflagrada, intitulada Operação Eredità, cumpriu 7 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão. As cidades alvo foram São Paulo (SP), São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Americana (SP) e Palhoça (SC).

Os bens da quadrilha foram bloqueados por ações na Justiça, além do sequestro de imovéis. Em fases anteriores, a investigação já havia prendido dois integrantes da máfia em 2019, em Praia Grande (SP).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias do estado do Paraná!
Seguir no Google