Luzes apagadas por uma hora hoje

Sábado (28), as luzes de 10 monumentos de Curitiba ficarão apagadas das 20h30 às 21h30, simbolizando a participação da cidade na Hora do Planeta 2009, evento mundial de combate ao aquecimento global. A Hora do Planeta é promovido pela Rede WWF desde 2006, e a Prefeitura de Curitiba participa do evento junto com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que está mobilizando a cidade.

Em Curitiba, a Prefeitura apagará a iluminação dos seguintes monumentos e espaços: Teatro Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, Linha Verde – monumento de bambu -, as fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, Portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da Osvaldo Cruz e cancha polivalente da praça Ouvidor Pardinho.

“Aderir a esse ato simbólico significa demonstrar à população que a mudança de hábitos simples, como desperdiçar menos recursos naturais, é fundamental para solução de um problema que é de toda a humanidade”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

Outra participação importante em Curitiba é a adesão do Festival de Curitiba, que vai apagar simbolicamente, por um minuto, as luzes dos oito teatros que recebem espetáculos da mostra, antes do início das apresentações, às 21horas.

A mobilização também chegou a restaurantes e bares da cidade. O restaurante Totopos Gastronomia Mexicana vai atender os clientes à luz de velas na Hora do Planeta. O Hotel Pestana vai reduzir em 40% a iluminação do prédio e também servirá o jantar à luz de velas os clientes do restaurante Cais da Ribeira.

Outras adesões são da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Hotel Estância Betânia, Associação Junior Achievement do Paraná, Academia Gustavo Borges, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Monitore Engenharia, 41 Planejamento Ambiental, Elo Agência Sócio Ambiental, OpusMúltipla Comunicação, Agencia Radioweb, Lúmen FM, GW Comunicação S.A., Instituto RPC, RIC TV, Band TV, TV Sinal – Assembléia Legislativa, concessionária Ford Slaviero, Interage Agência Experimental de Comunicação da Unibrasil, Grupo Negresco (Negresco Administração e Participações), Credipararaná Serviços Financeiros, Sascar Tecnologia, Segurança Automotiva Ltda., Empreendimentos Agropecuários Cambijú, Instituto Lico Kaesemodel, Associação dos Colaboradores do Grupo Negresco e MG-PAR (Comércio de Mármores e Granitos Ltda.).

Partcipe

No dia 28, qualquer pessoa pode aderir ao movimento. Basta apagar as luzes no dia e hora da ação. Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global, pode se registrar no site do WWF-Brasil – www.horadoplaneta.org.br.