Lula cria nova universidade no Sul do País

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou ontem o Projeto de Lei 152/09, de iniciativa do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul.

Com sede em Chapecó (SC), a nova universidade contará com cinco campi: um na própria cidade sede e outros em Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeira do Sul (PR) e Realeza (PR).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ministrados na universidade os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Aquicultura, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Desenvolvimento Rural, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Licenciaturas (Filosofia, História, Geografia e Sociologia, Pedagogia, Português, Espanhol, Educação no Campo). Além de ministrar cursos superiores, a instituição vai desenvolver pesquisa e promover extensão universitária.

As obras deverão ter início em 2010 e, até que os campi estejam prontos para receber os estudantes, a UFFS funcionará em espaços provisórios. Ainda em 2010 deverá ser realizado processo seletivo para 2.160 alunos. Quando estiver em pleno funcionamento, a estimativa é que sejam atendidos cerca de 10 mil alunos, segundo o MEC.

A criação da Universidade vai contribuir para o desenvolvimento da região, uma vez que 396 municípios dos três estados (SC, RS e PR) encontram-se na área de influência da nova unidade de ensino.

Voltar ao topo