Los 3 Inimigos viram sem-teto

A partir de agora, Corisco, Atleticon e Paranito (mais o Malita, vá lá) só poderão ser vistos na capa do caderno de esportes da Tribuna do Paraná, onde nasceram em fevereiro de 1997. A revista Los 3 Inimigos, lançada em novembro de 2000, saiu de circulação. A retração do mercado editorial, a dificuldade para conseguir patrocinadores e o cansaço puro e simples levaram o cartunista Tiago Recchia – criador do trio e editor-chefe da revista – a jogar a toalha.

“É uma pena, eu não queria parar, até porque tinha muito prazer, muito tesão em fazer a revista”, lamenta o cartunista. “E, embora ela fosse um sucesso de público (vendeu mais de 75 mil exemplares em 16 edições, em grande parte pela popularidade da Tribuna), era um fracasso comercial. A crise econômica, a apreensão pela mudança de governo, tudo isso diminuiu investimentos e inibiu patrocinadores. Eu não agüentava mais correr atrás de anunciantes, e já estava tendo que tirar dinheiro do bolso. Não consegui resistir”.

Mesmo tendo sido meio “punk”, (“éramos um exército de Brancaleone, no estilo faça-você-mesmo”), a experiência serviu para que ele conhecesse o mercado editorial: “O mercado paranaense tem público, tem potencial, só precisa de alguém com coragem para fazer, alguém que aceite o desafio e tenha confiança no próprio taco. E eu tive um indicador de que é possível até fazer outras publicações, de comportamento, cultural, ou uma coisa mais urbana”.

Com o tempo que vai ganhar com a extinção da revista, Tiago vai se dedicar a projetos mais pessoais: “Vou repensar o meu trabalho, cuidar mais da saúde, retomar minhas crônicas semanais – gosto muito da palavra escrita -, recuperar o meu tempo para leitura, essas coisas”.

Mas os fiéis leitores não serão abandonados: “Pretendo publicar edições especiais eventuais, sem compromisso de periodicidade, como a Placar (revista) tem feito”, adianta o cartunista. “E também não digo que desta água não beberei – a revista até pode voltar a ser publicada, num outro momento”.

Já os fãs dos personagens podem ficar mais tranqüilos: além da presença diária na Tribuna e do site (www.los3inimigos.com.br), Tiago está na fila da Lei Municipal de Incentivo à Cultura para publicar um álbum contando a história dos Los 3 Inimigos. “Será uma edição especial de todas as charges já publicadas, que serão documentadas”.

Mas Tiago avisa: os 200 ganhadores da promoção Los 3 Inimigos Querem Conhecer Usted serão contactados.

Voltar ao topo