Longa caminhada por emprego

A falta de moradia e trabalho está fazendo uma família viajar a pé pelo País à procura de ajuda. Cláudio Bittencout Penteado, 31 anos, saiu com a mulher e dois filhos pequenos da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, rumo à São Paulo, com a idéia de pedir auxílio no programa Domingo Legal, do SBT. A viagem começou no dia 14 de janeiro e há uma semana chegaram em Curitiba. Pelo caminho encontraram a fome, o frio e o cansaço.

Cláudio tem o segundo grau completo e curso de auxiliar de enfermagem. Durante cinco anos batalhou para construir sua casa. Mas num incêndio no ano passado perdeu uma filha de quatro anos e todo o seu trabalho. Segundo ele, durante três meses pediu ajuda na cidade e na Prefeitura local para construir uma nova casa, mas não obteve resultado. Trabalhava durante a noite cuidando de doentes e a família dormia embaixo de uma lona. Com os R$ 200 que ganhava, era difícil recomeçar. “Era perigoso deixar minha esposa com duas crianças pequenas à noite. Uma menina de oito meses e um menino de dois anos”, fala.

Os parentes dele e da esposa também são pobres e, segundo Cláudio, não tinham como ajudar. Ele cansou de esperar e resolveu sair da cidade em busca de uma vida com mais dignidade. “Quero construir um futuro para mim e os meus filhos”, argumenta.

Começaram a viagem levando praticamente só a roupa do corpo. A alimentação da família dependeu da boa vontade dos proprietários de postos de combustíveis ao longo da estrada. “A gente só comia quando chegava a um posto. Se a distância entre eles era de dois dias de caminhada, era isso que a gente demorava para comer”, fala. As crianças, que dependem de leite, também passaram privações.

Além da comida, encontrar um lugar para dormir na estrada foi outro problema. “Posávamos ao relento ou embaixo de pontes”, fala. Não tinham nenhum cobertor para esquentá-los e uma fogueira ajudava a afastar o frio. No caminho também enfrentaram a chuva e mais uma vez foram as pontes que amenizaram a situação. A menina de oito meses não resistiu a quase 100 dias de friagem e, durante três dias, ficou internada em um hospital com início de pneumonia. Quando melhorou, eles seguiram viagem.

Generosidade

Em Curitiba, mais fome e frio. Na rodoferroviária alguns taxistas resolveram ajudar e, vez por outra, compravam leite para as crianças. Mas a história de Cláudio parece estar melhorando. Ontem, ele procurou o programa Tribuna na TV, da TV Iguaçu, para pedir ajuda. Uma senhora de Bocaiúva do Sul ofereceu estadia e uma possibilidade de emprego. Cláudio só pretende terminar a viagem se não conseguir um lugar para morar e uma ocupação.

Voltar ao topo