Londrina inicia mobilização contra a dengue

Começa hoje a mobilização “Londrina contra a Dengue ? Operação Combate”, anunciada na última quarta-feira pelo secretário municipal da Saúde, Sílvio Fernandes. O objetivo do evento é organizar a comunidade disposta a participar de ações para impedir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue, na cidade. “A comunidade que estiver disposta a trabalhar nos bairros ou contribuir com caminhões ou carros de som está convidada a participar da concentração amanhã (hoje), às 9h, no ginásio de esportes Moringão. No local os voluntários terão explicações de como vai ser realizada o mutirão de combate”, diz o secretário.

Para ele, Londrina tem um grande potencial para que ocorra um surto, pois a cidade já registra 193 casos confirmados pelo Laboratório Central do estado (Lacen) e mais de 800 suspeitos. Entre os locais mais atingidos, o maior percentual está concentrado na zona leste, que é responsável por 80% dos casos confirmados. Já a oeste vem logo em seguida com 58% e em terceiro lugar está a área central, com 30% do total de casos.

Segundo Fernandes, a secretaria mapeou, durante esta semana, as regiões com maior probabilidade de uma epidemia da doença. Foram encontradas 32 áreas de risco na cidade, que receberam quatro classificações: surto, alerta vermelho, laranja e amarelo, todos classificados de acordo com o grau decrescente de gravidade.

O mutirão que deve ser formado hoje vai começar o trabalho prático na próxima segunda-feira. “Já temos setecentos funcionários da secretaria que vão participar da campanha. Precisamos da ajuda de mais voluntários para realizar está ação simultânea em 32 regiões distintas”, diz Fernandes.

Para realizar a “operação de guerra” à dengue, a secretaria vai utilizar entre outras estruturas carro de som, sacos de lixo, lona, inseticidas, caminhões e caçambas. Informações: 0800-400-1893.

Voltar ao topo