Londrina ganha serviço contra violência à criança

A população já pode fazer denúncias pelo telefone sobre crianças e adolescentes em situação de violência. Numa parceria entre a UEL e a Sercomtel Telecomunicações foi ativado o telefone 0800-400-8090 dentro do projeto “Olho no Futuro”, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Direito e coordenado pelas professoras Mari Nilza Ferrari e Vera Lúcia Tieko Suguihiro.

“O serviço está sendo chamado de disque-proteção, considerando que a pessoa que denuncia uma suspeita ou caso confirmado está tendo uma atitude de proteção em relação à pessoa ou família que vive aquele problema”, comenta a professora Vera Suguihiro. Segundo ela, o termo disque-denúncia dá idéia de delator, “dedo-duro” e isso inibe as pessoas, por isso a intenção de mudar essa concepção.

Em um ano o projeto multidisciplinar da UEL atendeu a 156 crianças e adolescentes, de 127 famílias, prestando assistência psicossocial. Mas segundo a professora, um dos grandes problemas é que na maioria dos casos de violência, as pessoas não denunciam, o que dá uma visão distorcida da realidade. “O baixo número de casos registrados não significa que Londrina não tenha este problema, ou que não seja tão grave, mas é o reflexo dessa sub notificação”, diz.

Com a ativação do 0800, estagiários estão recebendo as ligações durante o dia e, à noite, o plantão de atendimento é feito pelo Conselho Tutelar, que é parceiro nesse projeto.

Voltar ao topo