Londrina adere à campanha contra o sarampo

Desde o ano 2000, o Ministério da Saúde não registra casos autóctones de sarampo no País. Em Londrina a erradicação foi mais cedo, em 1998. Para evitar que a doença seja novamente introduzida, a Secretaria Municipal de Saúde adere à campanha nacional e realiza, a partir do próximo dia 9, a vacinação local contra o sarampo. A vacina é indicada para todas as crianças da faixa etária entre 12 meses e quatro anos completos, independentemente de já terem sido imunizadas ou não.

Londrina – Durante a campanha, que se estende até o dia 3 de setembro, equipes da secretaria vão percorrer escolas e centros de educação infantil do município para aplicar a dose. Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sônia Fernandes, o ministério realiza campanha contra o sarampo somente de quatro em quatro anos, já que a doença foi erradicada no País. “Há muito tempo não é registrado nenhum caso, mas esse fato só foi possível graças às campanhas e às vacinações de rotina.” De acordo com ela, a cobertura das vacinas é baixa quando feita apenas pelas unidades de saúde, o que facilita o aparecimento de crianças susceptíveis à doença. “As campanhas são realizadas para que a cobertura ideal seja alcançada, evitando que o sarampo volte a se instalar no País. Embora a doença pareça estar sob controle, a cobertura deve ser feita. Em alguns países observamos que a cobertura baixa e a doença acaba sendo reintroduzida”, explicou a gerente, lembrando que a vacina não tem contra-indicação a qualquer criança, mesmo àquelas que estiverem fazendo uso de outras medicações ou em estado febril.

As doses da vacina contra o sarampo serão enviadas pelo Ministério da Saúde a Londrina cerca de uma semana antes do início da campanha. Em seguida, equipes volantes especializadas vão percorrer as escolas municipais e os centros de educação infantil para aplicar a vacina, que é injetável, nas crianças mediante autorização dos pais. Quem não tiver oportunidade de ser imunizado nesses locais pode procurar as unidades de saúde do município. A vacina contra o sarampo é indicada para todas as crianças da faixa etária entre 12 meses e quatro anos completos que já foram imunizadas há quatro anos ou que não ainda não foram vacinadas.

Poliomielite

No próximo dia 21, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a 2.ª etapa da campanha nacional contra a poliomielite. Para atingir a meta de 38.013 crianças com idades entre 0 e 4 anos completos, 130 postos de vacinação serão disponibilizados. Quarenta unidades de saúde da área urbana, 13 da área rural e 77 postos volantes vão disponibilizar a vacina àqueles que já receberam a primeira dose na primeira fase da campanha (junho deste ano) ou que serão imunizados pela primeira vez. Nos mesmos locais outros tipos de vacinas poderão ser aplicadas àqueles que estão em atraso com o cronograma da carteirinha. Além desses postos, equipes volantes e uma unidade móvel de saúde (Unimos) percorrerão hospitais, casas abrigo entre outros locais.

Voltar ao topo