Locomotivas são apreendidas

Duas locomotivas de propriedade das Industrias Matarazzo, que estavam sendo trazidas de Bebedouro (SP) para Antonina, no litoral paranaense, foram apreendidas na tarde de ontem. A intenção dos proprietários era reativar o transporte ferroviário turístico entre as cidades de Morretes e Antonina. Mas, por enquanto, a idéia vai ser adiada.

Quando estava na cidade de Taiúva, a 20 km de Bebedouro, a comitiva foi abordada por guardas municipais de Bebedouro, que, com o apoio da PM detiveram as locomotivas e as reconduziram até a cidade de origem. A alegação dada pela Prefeitura de Bebedouro para não deixar as duas marias-fumaças saírem da cidade é que elas pertencem ao patrimônio histórico do município.

No fim da tarde, ainda na Delegacia da Polícia Civil em Bebedouro, o dono das locomotivas, Fernando Matarazzo, foi veemente em suas reclamações contra o prefeito de Bebedouro, Davi Perez de Aguiar (PT). “Ele disse ter uma medida cautelar, mas até agora não apareceu nenhum oficial de Justiça. De maneira irregular o prefeito está fazendo as vezes do Poder Judiciário”, denunciou, argumentando que as locomotivas são dele, serviram à usina de açúcar de sua propriedade e estavam no museu que é administrado pelos Matarazzo. Em parceira com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a América Latina Logística (ALL), Matarazzo pretendia restabelecer o turismo ferroviário entre Antonina e Morretes.

Voltar ao topo